câmara sje reunião professores pauta salário aposentados 31052019

Nesta sexta (31) pela manhã aconteceu na Câmara de São José do Egito reunião para se discutir a possibilidade de um acordo administrativo entre a Prefeitura e aposentados e pensionista da Educação no tocante à questão de salários atrasados ou suspensos além daqueles que tiveram valores reduzidos.


A iniciativa partiu de solicitação do vereador Albérico Tiago e contou com as presenças dos parlamentares Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, Beto de Marreco e Claudevan Filho, do procurador do município Genilson Bezerra, da presidente do Sintesje (Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de São José do Egito) Lúcia Maria, e do advogado do Funpresje (Fundo de Previdência SJE) Thiago Salviano.


Os profissionais da educação aposentados reclamam que os cortes em salários foram executados sem que a Prefeitura concedesse o direito do contraditório e da defesa.


Durante a reunião a situação foi amplamente discutida mas não se chegou a um denominador comum. Tendo em vista esse impasse a Câmara colocou sua assessoria jurídica à disposição dos aposentados e pensionistas que se sentem prejudicados para que ingressem com ação contra o município.

câmara sje deputado federal tadeu alencar 13042019 001

Para discutir sobre a proposta da Reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal, a Câmara de Vereadores de São José do Egito recebeu na segunda sessão ordinária deste sábado (13), a convite do presidente Rogaciano Jorge (PSB), o deputado federal Tadeu Alencar (PSB).

 

Durante quase uma hora o parlamentar traçou um panorama dos pontos que ele julga mais polêmicos e que irão causar prejuízos à diversas categorias caso a matéria seja aprovada. Alencar falou sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria rural, expectativa de vida.

 

O parlamentar disse que está propondo a tributação de lucros e dividendos e o imposto sobre grandes fortunas, entre outras sugestões que aportará durante os debates.

 

Tadeu Alencar considera a proposta agressiva e selvagem junto aos mais pobres e disse que votará contra a matéria já na Comissão de Constituição e Justiça e nas comissões de mérito.

 

O deputado ainda disse que é importante saber que as articulações, as entidades e a população estão unidos para cobrar quanto ao debate em questão.

 

O vereador Alberto de Zé Loló (PT) efetuou a Alencar a entrega de um Protocolo de Intenções assinado pelos vereadores egipcienses que se manifestam contra a atual proposta da Reforma. A ideia é que o parlamentar colha assinaturas de outros deputados federais de Pernambuco que também se manifestam contra a matéria.

 

Já Albérico Tiago (PR) entregou ofício solicitando o empenho do deputado junto aos órgãos competentes quanto à restauração da rodovia PE 264 que liga o povoado Grossos, em São José do Egito, a Ouro Velho (PB).

 

Respondendo ao parlamentar Rona Leite (PT) declarou que não concorda com privatizações que envolvam o BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Petrobras.

câmara sje deputado federal tadeu alencar vereador alberto loló 13042019
 
câmara sje deputado federal tadeu alencar vereador albérico tiago 13042019

câmara sje doação bolsas fvp 27042019

Na sessão ordinária deste sábado (27) os vereadores egipcienses tiveram a grata satisfação de receber o diretor-presidente da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), Dr. Cleonildo Painha, que na oportunidade fez a entrega de bolsas de estudos na instituição. Os parlamentares receberam uma quantidade de vagas e cada uma com desconto de 50% no valor da mensalidade.

A FVP iniciou suas atividades neste primeiro semestre de 2019 com os cursos de Administração, Contábeis, Direito, Enfermagem e Pedagogia; todos presenciais.

Para o presidente da Câmara de São José do Egito, vereador Rogaciano Jorge, “essa é uma oportunidade que os parlamentares terão para agraciar cidadãos que desejam obter formação universitária numa instituição de qualidade”. E completou: “A Casa do Povo faz questão de ser parceira dessas iniciativas, e a Vale do Pajeú pode contar conosco”.

Na tribuna, Dr. Painha, como é conhecido, referendou essas doações aos vereadores e colocou a instituição que coordena à disposição da Câmara e da população do município.

SEMINARIO LOA E ICMS SOCIOAMBIENTAL ALEPE CÂMARAS 11042019 VEREADORES SJE

Vereadores e servidores de mais de 70 câmaras municipais pernambucanas estiveram na Assembleia Legislativa, nesta quinta (11), para assistir a apresentações técnicas relativas ao Orçamento Estadual e à norma que trata do repasse do ICMS Socioambiental às cidades. A iniciativa, promovida numa parceria da Consultoria Legislativa (Consuleg) e Escola do Legislativo com a União de Vereadores de Pernambuco (UVP), teve o propósito de capacitar os parlamentares sobre legislações que afetam diretamente suas atuações nos municípios.

Por São José do Egito, estiveram os vereadores Albérico Tiago, Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge e Rona Leite; os três primeiros membros da Mesa Diretora da Casa de Todos os Egipcienses.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), informou que a atividade faz parte de uma série de ações que a Casa começa a promover para se aproximar dos legislativos municipais e, como consequência, da população pernambucana. “O objetivo deste seminário é compartilhar conhecimentos sobre dois temas que influenciam diretamente a gestão dos municípios. As palestras podem auxiliar as atividades legislativa e fiscalizatória e, também, na formulação de políticas públicas municipais”, afirmou.

Para o presidente da Câmara SJE, Rogaciano Jorge, “a iniciativa da Alepe é muito interessante; além de aproximar os legislativos estadual e municipais, capacitou sobre Orçamento, que é uma das pautas mais importantes durante a atuação parlamentar”.

Antes da participação na capacitação da Alepe os vereadores egipcienses estiveram reunidos com os auditores Ivan e Manoel na Inspetoria do Tribunal de Contas em Arcoverde.

 

Colaborou SCOM Alepe

SEMINARIO LOA E ICMS SOCIOAMBIENTAL ALEPE CÂMARAS 11042019 01 FOTO SABRINA NÓBREGA

Alepe promove capacitação de vereadores sobre leis orçamentárias e do ICMS Socioambiental. Foto: Sabrina Nóbrega/Alepe