vereadores sje visitam funpresje 18 03 2019

Na manhã desta segunda (18) vereadores de situação e oposição estiveram visitando o Fundo Previdenciário de São José do Egito (Funpresje).
Os parlamentares Tadeu do Hospital, Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge, Claudevan Filho, Beto de Marreco e David Teixeira foram conversar com servidores do órgão para identificarem a real situação da instituição.
Em breve devem comentar sobre o assunto na tribuna da Casa de Todos os Egipcienses.

representante da unip andré santos e rogaciano jorgeA Câmara de Vereadores de São José do Egito e a Universidade Paulista celebraram convênio para que servidores do legislativo egipciense possam fazer curso superior no polo local da instituição.

O presidente Rogaciano Jorge se reuniu com o representante da Unip André Santos e ficou acordado que funcionários terão 30% de desconto no valor das mensalidades de qualquer curso ofertado.

A Universidade Paulista oferece cursos de educação a distância nas mais diversas áreas. Administração, Artes visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas são alguns deles.

O polo da Unip em São José fica na Rua João Pessoa, próximo da Câmara de Vereadores.

câmara sje audiência pública barragem da ingazeira 13032019 01

Na manhã desta quinta (13) foi realizada na Câmara de Vereadores de São José do Egito audiência pública para discutir sobre problemas de acessibilidade após as obras da Barragem de Ingazeira. A reunião, conduzida pelo presidente Rogaciano Jorge, contou com as presenças dos prefeitos Evandro Valadares (São José do Egito), Sávio Torres (Tuparetama), Sebastião Dias (Tabira) e Lino Moraes (Ingazeira) que fizeram parte da mesa dos trabalhos ao lado dos padres Luizinho e Wellington.

Na ocasião, também com presenças dos parlamentares egipcienses Albérico Tiago, Aldo da Clipsi, Ana Maria de Romerinho, Beto de Marreco, Claudevan Filho, David Teixeira, Jota Ferreira e Tadeu do Hospital, do presidente da Câmara de Tuparetama Danilo Augusto, de parlamentares das câmaras de Tabira e Ingazeira, de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Diaconia, além do representante do DNOCS Dionísio Pereira de Lira, além de outras entidades, foram discutidos os problemas quanto a questão das estradas de acessos à propriedades rurais que ainda não estão prontas. Com o reservatório já concluído e em época de inverno a preocupação aumenta porque muitos sítios podem ficar ilhados em tais acessos com construção, inclusive, de algumas passarelas/passagens molhadas. O transporte escolar também pode ser prejudicado.

Segundo o vereador Claudevan Filho, que acompanhou as reuniões anteriores nos outros municípios, “das deliberações do encontro desta quinta está a indicação para que os prefeitos dos quatro municípios que compõem o leito do reservatório entrem em contato com deputados votados na região e senadores para que articulem audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Henrique Canuto”.

Além desse problema das estradas vicinais há também a discussão sobre os proprietários rurais que ainda não foram indenizados. Outra situação é a preocupação no tocante à retirada de postes que estão no trajeto do curso d’água.

Foi marcada para o dia 19 outra audiência para tratar das questões relacionadas às indenizações. O novo encontro será no Fórum de Tuparetama.

câmara sje palestra transparência pública cgu 15032019

Na sexta (15) aconteceu na Câmara SJE a palestra "A importância do vereador na gestão pública", ministrada pelo auditor da Controladoria Geral da União Abelardo Jorge Lessa Lopes.

A reunião foi presidida pelo vereador Rogaciano Jorge. O parlamentar Alberto de Zé Loló foi o autor do requerimento para realização do evento.

Estiveram presentes os vereadores por São José do Egito Albérico Tiago, Aldo da Clipsi, Beto de Marreco, Claudevan Filho e David Teixeira de Deus. O parlamentar licenciado Flávio Jucá também compareceu, bem como o presidente do Legislativo de Afogados da Ingazeira Igor Mariano e representantes da Câmara de Iguaracy.

O palestrante abordou ainda a Lei de Acesso à Informação (LAI) e o tema transparência pública.

camara sje fachadaNesta quinta (31) foram definidos os integrantes das comissões permanentes da Câmara de Vereadores de São José do Egito para o biênio 2019-2020. Esses colegiados são os responsáveis pela discussão e elaboração de pareceres sobre os projetos em tramitação.

 

Na estrutura do Poder Legislativo egipciense existem as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento; Educação, Saúde e Assistência e também a de Obras e Serviços Públicos.

 

Após reunião dos vereadores com o presidente Rogaciano Jorge, a formação ficou assim:

- Comissão de Justiça: Presidente Beto de Marreco, Relator Ana Maria de Romerinho e Membro Jota Ferreira;

- Comissão de Finanças: Presidente David Teixeira, Relator Rona Leite e Membro Antônio Andrade;

- Comissão de Educação: Presidente Tadeu Gomes, Relator Doido de Zé Vicente e Membro Rona Leite;

- Comissão de Obras: Presidente Rona Leite, Relator Beto de Marreco e Membro Doido de Zé Vicente.

 

Seguindo o que determina o Regimento Interno da Casa de Todos os Egipcienses, apenas parlamentares titulares podem ocupar os cargos das comissões, exceto o presidente da instituição.