Mirim 1

São José do Egito tem novamente mais uma turma de vereadores mirins. Na manhã desta sexta (27), a Câmara de Vereadores diplomou e deu posse a 13 estudantes das redes municipal e estadual de ensino que foram eleitos em suas escolas dentro do projeto Parlamento Jovem.

Mirim 3  Mirim 2


A sessão solene de posse, presidida pelo parlamentar Antônio Andrade (PSB), contou com a presença de todos os vereadores egipcienses, representantes dos educandários envolvidos, do secretário executivo de Governo Roberto Sampaio - representando o prefeito Evandro Valadares (PSB), da secretária municipal de Educação Roseane Borja, de estudantes e pais de alunos.
O projeto Parlamento Jovem é de autoria dos vereadores Rona Leite (PT) e Flávio Jucá (PSB) – este último licenciado para assumir cargo no Executivo. Foi implantado quando Jucá era presidente da Câmara (2011-2012), período em que foram formadas duas turmas de vereadores mirins. Passados mais de 4 anos, a atual presidência resolveu desenvolver novamente a ação.
Nesta edição participam os educandários municipais Baraúnas, Bonfim, Luís Paulino de Siqueira, Mundo Novo, Helena Maria de Siqueira Brito, Manoel da Costa, Romero Augusto Vilar Dantas e Naná Patriota, e estaduais Máxima Vieira de Melo, Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho, Técnica Professora Célia Siqueira e Oliveira Lima. A Escola Municipal Baraúnas vai atuar com dois representantes para formar a quantidade exata de parlamentares. Em São José do Egito são 13 legisladores.
Foram diplomados e tomaram posse: Antônio Denis Soares Rocha, Glaucia Úranya Silva Ferreira, Idemar da Silva Alves, Jemerson Manoel da Silva, João Victor Rocha Gonçalves, Karen Marques de Morais, Kariny Gonçalves Muniz, Nayara Ketlin de Sousa Silva, Pablo Ruan Siqueira Lopes, Pedro David Ferreira dos Santos, Rafaella Ribeiro de Deus, Samara Ermyllin Camilo Silva e Tiago Natan de Lima.
Os alunos votados são do 9º ano ou do ensino médio. Puderam votar estudantes a partir do 6º ano.
Em 2017 a coordenação do Parlamento Jovem ficou sob a responsabilidade do 1º secretário da Casa, vereador Albérico Tiago (PR), e da assessoria de Comunicação da Câmara, através do jornalista Geraldo Palmeira.
Os diplomas aos estudantes foram entregues pelos parlamentares Albérico Tiago, Alberto Silva (Alberto de Zé Loló), Ana Maria Dantas, Antônio Andrade, Claudevan Filho, David Teixeira, José Roberto (Beto de Marreco), José Vicente (Doido), Rildo Fernando (Prato de Papa), Rogaciano Jorge, Rona Leite e Tadeu Gomes (Tadeu do Hospital). O vereador Aldo da Clipsi teve que se ausentar da sessão para acompanhar um irmão que iria fazer transplante.
Nos meses de novembro e dezembro os jovens irão se encontrar na sede da Câmara onde participarão de palestras sobre a atividade parlamentar e de sessões no mesmo formato das reuniões plenárias. No dia 7 do mês que vem, data da primeira sessão mirim, executarão eleição para composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2017 antes do início dos trabalhos.
Os jovens receberão todo o acompanhamento técnico da Câmara para desenvolverem indicações e requerimentos solicitando benfeitorias para suas escolas ou comunidades onde residem e tais matérias serão encaminhadas aos órgãos competentes.

A Sessão Ordinária deste sábado (27) marcou a posse do suplente Rildo Fernando de Siqueira Costa (Prato de Papa). Ele substitui o vereador Jota Ferreira que se licencia por ter aceito convite do Poder Executivo para assumir a pasta da Ouvidoria Municipal.

WhatsApp Image 2017 05 27 at 09.40.59

SDC11438 768x576

A sessão da Câmara de Vereadores de São José do Egito em homenagem aos 50 anos de vida pública do ex-deputado José Marcos de Lima foi realizada na noite desta sexta-feira (28). A solenidade, iniciada às 20h, promoveu o encontro de diversos políticos e amigos do egipciense homenageado.

Momento de muitos pronunciamentos sobre a trajetória política de Zé Marcos, contou com o auditório do Poder Legislativo, bem como o plenário, sempre cheio, mesmo numa noite de muita chuva em São José.

SDC11426 768x576 SDC11439 768x576

Todos os parlamentares egipcienses compareceram. Os da atual oposição (Albérico Tiago, Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, Antônio Andrade, David Teixeira, Rona Leite e Tadeu Gomes), que fazem parte do mesmo grupo de Marcos de Lima já haviam confirmado sua participação, e os da atual situação (Ana Maria Dantas, Beto de Marreco, Claudevan Filho, José Vicente, Jota Ferreira e Rogaciano Jorge), inclusive alguns que já fizeram política ao lado do homenageado, estiveram presentes durante todo o evento.

Acompanharam José Marcos os seus familiares – esposa, filhos, netos e noras. Seus filhos Marcos César, ex-prefeito, e Fábio Marcos, ex-vereador, fizeram uso da tribuna e relataram passagens da vida do político.

A condução dos trabalhos foi do presidente Antônio Andrade e a sessão solene contou com as presenças do deputado estadual Rogério Leão, do prefeito de Tabira Sebastião Dias, do ex-prefeito de São José do Egito Romério Guimarães, de vereadores de Santa Terezinha, de ex-vereadores egipcienses e de outros municípios, do presidente do Rotary Club Tarcísio Leite e rotarianos locais e representantes de outras instituições.

O autor do requerimento que solicitou a realização da sessão, vereador Albérico Tiago, comentou em seu pronunciamento da importância de se homenagear um cidadão egipciense que alcançou vários cargos eletivos e públicos de destaque, e que até hoje milita pela causa popular.

Todos os pronunciamentos, numa solenidade que durou três horas, destacaram a atuação de José Marcos nos campos político e profissional. O perfil empreendedor do filho de São José do Egito foi mencionado várias vezes.

Após receber da Câmara uma placa com menção honrosa, Zé Marcos desenvolveu seu discurso. Sua fala foi de agradecimento a todos os que estavam presentes e aqueles que tornaram viável sua trajetória em todos os postos que ocupou.

Em 11 de abril José Marcos recebeu Título de Cidadão de Tuparetama. No próximo 22 de maio, por solicitação do deputado Rogério Leão, a Assembleia Legislativa (Alepe) também realizará sessão solene em homenagem aos seus 50 anos de atividades públicas.

camara sje manutenção 2017 01 575x1024 camara sje manutenção 2017 02 575x1024

camara sje manutenção 2017 05 768x431

A Câmara de Vereadores de São José do Egito investe num grande serviço de manutenção de seu edifício. Localizado na Rua João Pessoa, no Centro Antigo, onde já funcionou o Ideal Club, o Bambuzinho e a Rádio Cultura, o prédio está recebendo pintura em toda sua estrutura, retelhamento e ajustes em suas redes elétrica e hidráulica.

Por determinação do presidente Antônio Andrade (PSB) foram também criadas as salas do chefe de Gabinete e da assessoria jurídica. São mais dois espaços que servem para atender os parlamentares e o público.

Outro detalhe importante foi a revitalização da Galeria dos Ex-Presidentes e reaproveitamento de espaços no primeiro andar para exposição de quadros das legislaturas passadas.